Dom Carlos Romulo

“Amigo, como entraste sem traje apropriado?” (Mt 22,12).

Missa do 28º Dom. T. Comum Ano A: Isaías 25,6-10a.; Filipenses 4,12-14.19-20; Mateus 22,1-14.
 
O Domingo é o dia do Senhor, e é o dia da assembleia dos filhos e filhas de Deus. O coração do Dia do Senhor, é o Banquete Eucarístico. Para Eucaristia somos vivamente e chamados, e escolhidos pela configuração a Nosso Senhor Jesus Cristo.
 
A Palavra de Deus neste Domingo nos mostra que o encontro com Deus é um banquete e que já está preparado. Ao convite do Senhor podem brotar a recusa, como nos fala parábola do Evangelho de Mateus: “mas estes não quiseram ir” (22,3); ou os que “não deram a menor atenção” e até foram agressivos como os enviados: agarraram, bateram e mataram (cf. 22,5-6).
 
A recusa ou indiferença, no entanto, não paralisa o Plano de Deus: a missão se amplia pois o Senhor envia mensageiros a outros convidados que estão à margem, “às encruzilhadas dos caminhos e convidai para a festa todos os que encontrardes” (22,10).
 
A segunda parte da parábola nos mostra a profundidade do encontro com Deus. Deus quer salvar a todos, mas a eleição se dá pela aceitação do chamado e pela adesão e configuração ao Senhor. O chamado é gratuito e gracioso e isto implica a disposição de nos conformar ao espírito do Evangelho. O ‘traje de festa’ é o revestir-se “dos sentimentos que haviam em Cristo Jesus” (Fl 2,5). É a realização das palavras de João Batista: “Eu vos batizo com água para o arrependimento, mas aquele que vem depois de mim é mais forte do que eu...Ele vos batizará com o Espírito Santo e com fogo” (Mt 3,11). No Espírito Santo e no fogo somos configurados ao Senhor formando um só corpo, como rezamos na Oração Eucarística: “E nós vos suplicamos que participando do Corpo e Sangue de Cristo, sejamos reunidos pelo Espírito Santo num só corpo” (Oração Eucarística II).
 
Para nós fica o questionamento de São Gregório Magno: “O que significa, irmãos, a veste nupcial? Não podemos dizer que signifique o batismo nem a fé, porque quem pode entrar sem eles nestas bodas?... Portanto, o que devemos entender por veste nupcial, senão a caridade? Entra, pois nas bodas, mas não leva a veste nupcial, aquele que pertencendo à Igreja Católica tem fé, mas lhe falta a caridade” (São Gregório Magno, papa e doutor da Igreja – sec. VI – Sermão sobre os evangelhos 38).
 
Sejamos gratos ao Senhor por que somos chamados a participar do seu banquete. Que nossa vida seja de ação de graças, uma vida eucarística que gere uma disposição de vivermos de acordo com o Evangelho. Abençoado Domingo.
 
+ Dom Carlos Romulo - Bispo Diocesano